Pesquisar

Não saia sem curtir a página!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brincadeiras com garrafas plásticas



Acertar nas garrafas
Material: garrafas plásticas grandes e pequenas.
Como fazer: cortar argolas das garrafas grandes. Colocar nas pequenas um pouco de areia para dar firmeza e fechar bem.
Como brincar: cada criança fica com umas argolas e tenta acertar nas garrafas pequenas que estão colocadas a uma certa distância. Pode jogar uma de cada vez ou várias ao mesmo tempo. Calcular a distância de acordo com a idade ou experiência das crianças na brincadeira.

Bilboquê ou Biblioquê
Material: uma garrafas plástica, 30 cm de barbante, três tampas de garrafa plásticas, durex colorido, ferro ou panela.
Como fazer: cortar a garrafa na parte do gargalo. Para fazer o acabamento e não ter perigo de alguém se cortar, encostar a parte cortada num ferro morno ou no fundo de panela esquentado e ir virando lentamente a garrafa para a borda ir dobrando para dentro. Outra maneira é furar com furador perto da borda e passar barbante para fazer um caseado. Ainda uma outra maneira é envolver o lugar do corte com o durex. Juntar duas tampas de garrafa deixando barbante dentro ou fazer uma bolinha amarrada no barbante e amarrar a outra ponta na tampa que está no gargalo cortado.
Como brincar: Tentar colocar as tampas ou a bolinha dentro do gargalo.
Boliche
Material: Seis a dez garrafas de plástico, bola de meia.
Como fazer: colocar um pouco de areia nas garrafas para dar firmeza e fechar bem.
Como brincar: arrumar as garrafas como está no desenho. Convidar as crianças, uma de cada vez, a jogar a bola para tentar derrubar as garrafas, arremessadas pelo chão. A distância depende da idade das crianças, para as menores ou que não estão acostumadas a jogar a distância deve ser pequena para que tenham mais chance de acertar.

Copo-bol
Material: duas garrafas plásticas cortadas, meia velha, pedaços de pano e sacolas plásticas (tipo supermercado), barbante.
Como fazer: cortar as duas garrafas a aproximadamente 15 cm do gargalo. Fazer o acabamento no lugar do corte como já explicamos no bilboquê. Fazer uma bola de meia pequena, de aproximadamente 6cm. de diâmetro.
Como brincar: uma pessoa lança a bolinha para a outra, que tentará pegá-la com o copo.

Vai-e-vem
Material: duas garrafas plásticas cortadas a aproximadamente 20 cm do gargalo, cinco metros de corda plástica de varal (dividida em duas partes de 2,5m cada), quatro pegadores de garrafa de amaciante de roupas (ou cortar argolas dos pedaços de garrafa que sobraram, encapando com fita adesiva larga para dar firmeza).
Como fazer: unir as duas garrafas cortadas colocando uma dentro da outra. Passar as cordas por dentro e amarrar nas argolas. 
Como brincar: em duplas, segurando as argolas com as mãos, uma criança abre os braços enquanto a outra fecha e vice-versa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...