Pesquisar

Não saia sem curtir a página!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brincadeiras com Bola

Batata quente
Material: uma bola de meia ou uma bola pequena de jornal amassado (ou qualquer outra coisa que possa substituir a bola).
Como brincar: as crianças sentam em roda. A bola é a batata quente.
As crianças vão cantando uma música conhecida, por exemplo:
“Ciranda, cirandinha ...” enquanto passam a batata quente de mão em mão. A um sinal do brinquedista param de cantar e quem estiver com a batata na mão paga uma prenda. Esta já deve ter sido combinada previamente com as crianças para ver se aceitam brincar assim.

Bola ao centro
Material: uma bola.
Como brincar: formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma escolha um número. Uma vai para o centro e joga a bola para o alto dizendo um dos números. A criança que tem o número corre para pegar a bola. Se pegar, irá para o centro, se não conseguir, volta para seu lugar.

Bola em posição
Material: uma bola.
Como brincar: formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma escolha o nome de um animal (pode, também, ser nomes de frutas, flores, brinquedos etc). O brinquedista ou uma criança fica no meio da roda e joga a bola para o alto dizendo o nome de um dos animais escolhidos. A criança que tem o nome chamado deve agarrar a bola antes que ela caia no chão. Não conseguindo, fica parada na posição que estava ao tentar pegar a bola, como uma estátua.
Permanece assim até que outra criança, que também não consiga pegar a bola, tome o seu lugar. O jogo termina quando todas as crianças tiverem sido chamadas ou se cansemem de brincar.

Bola na Montanha Russa
Material: duas bolas.
Como brincar: organizar as crianças em duas filas iguais. Entregar uma bola para a primeira criança de cada fila. A primeira criança vai passar a bola pelo alto para a que está atrás dela, a que recebe vai passar por baixo, entre as pernas, para a seguinte e vão repetindo esses movimentos alternados. A última criança da fila, ao receber a bola, deve sair correndo e ocupar o lugar à frente da fila e passar a bola para a que ficou atrás. A brincadeira continua até que a criança que a iniciou volte a ser a primeira da fila. Ganha a fila em que a criança que iniciou o jogo volte primeiro ao
seu lugar.

Bola na parede
Material: uma ou mais bolas.
Como brincar: A brincadeira é jogar a bola numa parede e pegar sem deixar cair no chão, mas a cada vez jogar de uma maneira diferente. As crianças ficam em frente da parede e o brinquedista vai dizendo como jogar a bola:
• Seu lugar (jogar e pegar a bola sem sair do lugar)
• Sem falar (jogar e pegar a bola sem falar)
• Uma mão (joga a bola e a segura na volta só com uma das mãos)
• Palmas (joga a bola e antes de pegar de volta bate palma)
• Pirueta (joga a bola e antes de pegar de volta enrola os braços)

Bola no balde
Material: uma bola e um balde, lata grande ou pneu.
Como brincar: as crianças ficam em fila e têm que acertar a bola dentro do balde, lata ou pneu. Cada criança que joga vai para o final da fila para jogar de novo.
Bola no túnel

Material: duas bolas.
Como brincar: organizar as crianças em duas filas iguais e pedir que fiquem com o corpo inclinado para a frente e os pés separados. Entregar uma bola para a primeira criança de cada fila. A um sinal, essa criança vai passar a bola por entre as pernas para seu colega de trás. Cada criança que recebe a bola faz o mesmo. A ultima criança da fila, ao receber a bola, deve sair correndo,ocupar o lugar à frente da fila e passar a bola para a que está atrás. A brincadeira continua até que a criança que iniciou volte a ser a primeira da fila. Ganha a fila em que a criança que iniciou o jogo volte primeiro ao seu lugar.

Bola passando
Material: duas bolas.
Como brincar: organizar as crianças em duas filas iguais. Entregar uma bola para a primeira criança de cada fila. A um sinal, essa criança vai passar a bola da maneira que o brinquedista ( ou outra criança escolhida) disser. Exemplo: pelo lado direito da fila, pelo lado esquerdo da fila, usando só uma das mãos. Cada criança que recebe a bola faz o mesmo. A ultima criança da fila, ao receber a bola, deve sair correndo e ocupar o lugar à frente da fila e passar a bola para a que está atrás. A brincadeira continua até que a criança que a iniciou volte a ser a primeira da fila. Ganha a fila em que a criança que iniciou o jogo volte primeiro ao seu lugar.

Canguru
Material: duas bolas.
Como brincar: marcar as linhas de saída e de chegada, a uma distância pequena, aproximadamente uns 4,5 metros. Dividir as crianças em duas equipes, que se colocam em fila atrás da linha de partida. Dado um sinal, o primeiro canguru de cada fila, coloca a bola entre os joelhos e sai saltitando até a linha de chegada, Em seguida, retorna e sem deixar a bola cair a entrega para o segundo da fila, indo colocar-se atrás. Vence a brincadeira a equipe que conseguir terminar primeiro. Se as crianças não conhecem o canguru, o brinquedista pode falar sobre ele, mostrar que ele anda aos pulos com os dois pés saltando juntos.
Pode também escolher um outro bicho como o macaco, que é mais conhecido.

Defendendo a bola
Material: uma bola.
Como brincar: as crianças formam uma roda e ficam de mãos dadas. O brinquedista coloca a bola nos pés de uma das crianças que vai chutar para outra da roda. As crianças têm que ir passando a bola uma para as outras chutando ou usando qualquer parte do corpo, menos as mãos. Não podem soltar as mãos nem deixar a bola sair da roda.

Devolvendo a bola
Material: uma bola.
Como brincar: as crianças ficam sentadas em semicírculo. O brinquedista fica com a bola e vai jogando para cada criança, na ordem em que estão sentadas. A criança a  devolve para ele, o mais rápido possível. Quando já estiverem acostumadas, pode jogar sem ser na ordem em que as crianças estão sentadas, criando assim um clima de surpresa.

O gato e a bola
Material: uma bola.
Como brincar: as crianças ficam na posição de cócoras, formam um círculo e no centro fica uma que será o gato, também de cócoras. Elas jogam a bola umas para as outras rolando rapidamente, cruzando o círculo. A que é o gato tentará apanhá-la e, quando conseguir, trocará de lugar com a criança que jogou a bola.

Tiro ao alvo
Material: bola de meia e uma garrafa plástica com um pouco de areia para dar estabilidade ou uma lata.
Como brincar: colocar a garrafa ou a lata num lugar acima do chão ou pendurada. As crianças vão tentar acertar a garrafa com a bola. Pode ser jogada também dividindo as crianças em equipes para ver qual equipe acerta mais.


fonte: http://www.pastoraldacrianca.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...